Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 06 - (FUNDADOR) IVAN BICHARA

     IVAN BICHARA Sobreira: Nasceu no dia 24 de maio de 1918, em Cajazeiras (Pb.)¸filho de João Bichara e D. Hermenegilda Bichara Sobreira . Casou-se com D. Mirtes de Almeida Sobreira, tendo nascido dessa união os filhos: José Humberto, Ivan Filho, Maria Lavínia, Jeanine, George Victor, José Augusto e Paulo Martinho Estudou no Colégio Pe. Rolim, de Cajazeiras e, em João Pessoa, no Lyceu Paraibano, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Recife, em 1945.

     Depois de formado, atuou como advogado nas Comarcas de Guarabira, Sapé e de João Pessoa. Em 1938, através de concurso iniciou sua escalada na vida pública, ingressando no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI). exercendo as funções de Oficial de Administração e de Procurador; aposentou-se em 1958..

     Enveredando na política, elegeu-se Deputado Estadual, pela Paraíba, em duas legislaturas, de 1947 a 1950.; Deputado Federal de 1955 aa 1959. Destacou-se na Assembléia como líder dos Governos Oswaldo Trigueiro e José Américo de Almeida. Transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu as atividades de Vice-Presidente do Conselho Superior das Caixas Econômicas , Secretário Geral e Consultor Jurídico da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Em 1975, foi escolhido, pelo processo de eleições indiretas, Governador do Estado da Paraíba, afastando-se do cargo em 1978, para disputar uma vaga no Senado Federal, pela ARENA, não logrando êxito, apesar de ter feito uma boa administração, enquanto Governador, governo que ficou marcado pela realização de obras importantes para a população mais carente do Estado. Através da Secretaria do Trabalho e Serviços Sociais, foram criados dez Centros Sociais Urbanos e a FEBEMAA, órgão destinado a amparar o menor abandonado; realizou concurso público para suprir o quadro do Magistério e outras categorias funcionais.

    Além de homem público, Ivan Bichara também era um homem dedicado às letras e à cultura , escrevia sempre artigos nos jornais do Estado. Foi revisor e redator de A Imprensa e diretor de O Norte; era professor catedrático da UFPb. lecionando Direito Internacional Público. Em 1980, durante a realização do V Congresso de Crítica e Teoria Literárias e o 1º Seminário Internacional de Literatura, apresentou um estudo sobre a obra do escritor José Vieira, intitulado José Vieira e os caminhos do seu romance e que mereceu aplausos de toda a crítica nacional, notadamente dos escritores Carlos Drumond de Andrade, Ascendino Leite, Artur da Távola, Demócrito de Castro e Silva, que destacaram nele as qualidades de “crítico e escritor realizado”.

     Em 1978, o Dr. Ivan Bichara deixou a Paraíba, passando a residir no Rio de Janeiro levando uma vida tranqüila como pedia o seu temperamento de homem culto e sereno, em paz consigo mesmo. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho de 1998.

    Trabalhos publicados: O romance de José Lins do Rego. João Pessoa: 1971(duas edições); Função criadora da crítica literária, In: Revista da Academia Paraibana de Letras, vol. 08. João Pessoa: 1978; José Vieira e os caminhos do seu romance, João Pessoa: 1980; Carcará, 1984; Tempo de servidão, 1988; Joana dos Santos, 1995.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Jornal O Norte, edições de 21/06/74 e 10/02/81.

MAIA, Benedito.Governadores da Paraíba –1947/1980. João Pessoa: 1980.

SILVEIRA, Fernando. Vidas Paraibanas. João Pessoa: 1981.

RABELLO, Adylla Rocha. ADRADE, Ana Isabel.Dados biobibliográficos de

Ivan Bichara Sobreira. João Pessoa: FCJA, 1995.

 

 

 

Add comment


Security code
Refresh