Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 10 - (FUNDADOR) JOSÉ OCTÁVIO DE ARRUDA MELLO

     JOSÉ OCTÁVIO de Arruda Mello : Nasceu em 18 de março de 1940, em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba; filho do casal Arnaldo Vieira de Mello e Otília de Arruda Mello. É casado com a senhora Amável Maria Targino da Rocha Mello, sua fiel colaboradora e seguidora ideológica; da união nasceu o filho Victor Raul da Rocha Mello. Fez os cursos primário e secundário em Colégios de João Pessoa com a professora Tércia Bonavides e os professores Aníbal Moura e Pedro Nicodemos os quais lhe despertaram o gosto pela história; bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFPB. Posteriormente, graduou-se em História, também, pela UFPB.. Possui cursos de Especialização em Técnicas e Métodos de Pesquisa Histórica, pelo Instituto de Filosofia e Ciências do Homem da Universidade Federal de Pernambuco, fazendo, também, nesta Universidade, Mestrado em História. Obteve o título de Doutor em São Paulo, tendo participado da banca examinadora os historiadores Carlos Guilherme Mota, Edgard Carone e José Sebastião Witter. Ingressando no magistério superior, lecionou na Universidade da Paraíba nos cursos de graduação e pós-graduação de História, tendo sido o fundador da Cadeira de História da Paraíba, lecionando esta disciplina, durante 21 anos; leciona na Universidade Autônoma de João Pessoa e na Fundação Francisco Mascarenhas, em Patos. Atualmente está aposentado da UFPB, mas ministra aulas nos cursos de mestrado e doutorado e graduação das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco, na UEPB e na UNIPÊ; é jornalista, atuando com regularidade nos jornais locais.No serviço público,como jornalista, assessorou dois Governos Estaduais, foi Diretor Geral de Cultura e Coordenador do Setor de Teleducação da SEC/Pb. Durante dez anos integra o Conselho Estadual de Cultura.

     José Octávio sendo amigo e discípulo dos historiadores José Honório Rodrigues e Hélio Jaguaribe, fundou o Grupo de Estudos José Honório, cuja atuação é considerada a mais dinâmica da historiografia paraibana. Juntamente com Hélio Jaguaribe, participou, no Rio de Janeiro dos debates que precederam a elaboração de Um estudo crítico da História (2volumes). Ingressou na Academia Paraibana de Letras no ano de 1974, recepcionado pelo acadêmico Cláudio Santa Cruz Costa.

     Em sua bibliografia consta centenas de artigos publicados em jornais e revistas especializadas, como do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras, Anais do SOPH, CCHLA, CELAM, Fundação Joaquim Nabuco e Correio das Artes, entre outras.É editor da Revista da UNIPÊ e secretário da comissão editorial da mesma. Organizador de dezenas de publicações, incluindo a série Brasil, tempoe cultura, do Governo Estadual; autor de inúmeros prefácios e de obra numerosa e diversificada, destacando-se: A revolução estatizada (1982/1992); O Brasil na PrimeiraGuerra Mundial ou Estado Novo (1988); História da Paraíba (já na 6ª edição), 1994/2000; 1964: a dimensão global (1988); O problema do Estado da Paraíba (2000) e Sociedade e poder político no nordeste; Sociedade e poder político no nordeste (2001).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Informações fornecidas pelo acadêmico.

 

Add comment


Security code
Refresh