Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 05 - (1° SUCESSOR) SINDULFO SANTIAGO

    SINDULFO Guedes SANTIAGO : Nasceu em 03 de junho de 1933, no Engenho Tibiri, município de Santa Rita, Estado da Paraíba.

     Fez o Curso de Direito na Universidade Federal de Pernambuco, fazendo, posteriormente, Pós-graduação, no ISEB, Instituto Superior de Estudos Brasileiros, no Rio de Janeiro. Retornando ao seu Estado, ocupou cargos relevantes no serviço público, destacando-se os de Secretário Estadual de Administração; Secretário de Interior e Justiça e Superintendente Regional do INPS, na Paraíba. Atualmente, é professor de Direito Civil e Filosofia do Direito na Universidade Federal da Paraíba .Voltado para as letras, mesmo no desempenho de suas funções, ele sempre teve uma intensa vida intelectual e política, freqüentando grêmios literários “fazendo das sessões dos grêmios e rodas literárias o tumulto das suas idéias” (Gonzaga Rodrigues). Também colaborava nos jornais da cidade e fazia pronunciamentos em comícios, revelando-se ótimo orador pela sua fluência verbal e o seu espírito combativo.

     A partir do ano de 1986, dedicou-se profissionalmente ao jornalismo, escrevendo crônicas ou comentários políticos, nos jornais A União e O Norte. Suas crônicas “transbordantes de profunda emoção, sem exibicionismo, mas o reflexo da mente e do espírito do seu autor” (Severino Ramos) foram reunidas em livro.

    Assumiu a Cadeira nº 05 da Academia Paraibana de Letras, em 1º de setembro de 1995, recepcionado pelo acadêmico José Jackson de Carvalho.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Currículo fornecido pelo acadêmico.

 

Add comment


Security code
Refresh