Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 03 - (2º SUCESSOR) EILZO NOGUEIRA MATOS

     EILZO Nogueira MATOS, escritor, advogado, político e acadêmico, nasceu no sítio Gato Preto, localizado nos arredores do Município de Sousa, Paraíba, a 23 de junho de 1934, filho de Tiburtino Leite Matos Rolim e de Natércia Nogueira Matos. É pai de cinco filhos em primeiro matrimônio: Sandra, Sônia, Ênio, Francisco Carlos e José Fábio; com mais três, do segundo: Edna, Érica e Tiburtino.

      Eilzo cursou o primário e secundário em Sousa, Patos, Mossoró e Campina Grande, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Exerceu, inicialmente, entre vários outros cargos, o de advogado de ofício de Terceira Entrância.

      Foi presidente da Fundação Cultural do Estado da Paraíba, membro do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, e, entre outros cargos e funções, diretor da Rádio Tabajara. Ao tempo em que comandava a emissora oficial, era também presidente do programa "Partners of the Americas", na Paraíba, elaborando, com a ajuda do escritor, jornalista editor Evandro da Nóbrega, uma série de programas sobre a cultura paraibana, a fim de ser ouvida na rádio Latino-americana de Connecticut.

      Como político, Eilzo foi eleito para Deputado Estadual, em dias Legislaturas, em 1971 e em 1979, tendo, outrossim, exercido os postos de Secretário de Segurança Pública, em 1976 e secretário do Interior e Justiça do Estado da Paraíba, em 1978.

       Um feito marcante de sua vida pública foi a criação da Faculdade de Direito de Sousa, desde sua idealização até a instalação. Também sendo de sua lavra a criação do Festival de Inverno da cidade de Areia, reunindo intelectuais de todas as especialidades, para a discussão dos problemas culturais do país.

 

     Eilzo Matos é membro da Academia Paraibana de Letras. Afastado da militância político-partidária, recolheu-se à fazenda "Lagoa de Baixo", de sua propriedade, no Município de Pombal

Add comment


Security code
Refresh