Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 04 - (1º SUCESSOR) JOSÉ LOUREIRO LOPES

 

    JOSÉ LOUREIRO Lopes: Nasceu em 26 de junho de 1940, em Piancó, Estado da Paraíba; filho do casal Severino Ramos Lopes e D.Beatriz Loureiro Lopes, casado com a senhora Marília de Medeiros Lopes, deste matrimônio nasceram as filhas Patrícia e Christiane. Estudou no Seminário de Patos, concluindo o curso de Humanidades no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, tendo curso de Licenciatura e Mestrado em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália; doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado na Westfalische Wilhelms-Universsita Munster, Alemanha, em 1990. Tema: Educação e Trabalho. Possui cursos de Extensão Cultural sobre Sociologia do desenvolvimento; sobre Introdução à economia e sobre Sociologia religiosa e paroquial, Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, entre os anos de 1962/1965, além de outros cursos.

 

    Ingressou no magistério superior, através de concurso público, lecionando na Universidade Federal da Paraíba as disciplinas Sociologia e Psicologia da Educação. Já exerceu, entre outras, as funções: Diretor da Rádio Alto Piranhas, da cidade de Cajazeira, Pb; Diretor de Departamento de Educação Primária da Secretaria de Educação da Paraíba, 1969/71; Secretário Geral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, 1971/73; Diretor do Instituto de Psicologia dos Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ), 1972/76; Diretor da Faculdade de Educação (IPÊ), 1980/1990; Membro do Conselho Estadual de Educação, em vários mandatos; Secretário da Educação e Cultura do Estado da Paraíba, de setembro de 1988 a março de 1990; Pró -Reitor de Graduação da UFPB, de setembro de 1988 a março de 1990; Pró -Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB., de abril de 1900 a setembro de 1992. Atualmente, desempenha as funções: Membro do Conselho Municipal de Educação; Membro fundador de Conselheiro do IPÊ; Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIPÊ, João Pessoa-Pb., desde setembro/94.

 

Bibliografia: O salário da educação, aspectos legais e sistemática operacional (Boletim, nº 02/SEC); Ensino Supletivo, o novo desafio(Revista Horizonte,nº01/76/UFPB.);Gramsci, um novo bloco histórico(UFPB, Cadernos de Educação,nº 07/1982) Teoria eprática em educação(Cadernos de educação, UFPB); Educação de Adultos noBrasil:Legislação e Ideologia (São Paulo: PUC/1984-Tese de doutorado);Uma históriada educação na Paraíba .In: Mello, José Octávio de Arruda.Coord. Capítulos de Históriada Paraíba, p.448 /453. Campina Grande: 1987.

 

Palestras: O papel dos Kibbutz no desenvolvimento de Israel (Lions Club de Cajazeiras, 1967; Comunidade e Sociedade (1º encontro de líderes de conjuntos residenciais, CEHAP); A educação na Paraíba: Problemas e Perspectivas(Encontro sobre recursos humanos para a educação, UFPB/IPÊ); O papel da Arquidiocese da Paraíba na formação dos intelectuais: O contributo jornalístico(Curso de História, UFPB/1994).

 

Trabalhos acadêmicos: Repensando as funções do educador escolar: um novo intelectual em formação? (PUC/São Paulo/1980); Repensando o educador escolar: onde buscar o significado das diferentes funções e habilitações técnicas (PUC/SãoPaulo/1980); Um novo educador escolar (PUC/São Paulo/1980): Uma leitura da obra de Gramsci (PUC/São Paulo/1980); Legislação Educacional Brasileira: como chegar à realidade que oculta (PUC/São Paulo/1981); Reflexões sobre a UNIPÊ: sua identidade e ação (UNIPÊ/João Pessoa: 1997); Centros universitários: Uma proposta em desenvolvimento (UNIPÊ)João Pessoa: 1997).

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 

Currículo elaborado pelo acadêmico.

 

Add comment


Security code
Refresh