Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 25 - (2° SUCESSOR) ASTENIO FERNANDES

 

 

Astenio Cesar Fernandes

 Médico, escritor e pesquisador, Astenio Cesar Fernandes foi eleito para a Academia Paraibana de Letras em 25 de fevereiro de 2010, ocupando a cadeira 25, vaga com o passamento do Acadêmico José Rafael de Menezes. Saudado pelo acadêmico José Loureiro Lopes, tomou posse no dia 07 de maio de 2010 em solenidade realizada no auditório do Espaço Cultural do UNIPÊ.

          Nascido em Campina Grande/Paraíba, em 20 de dezembro de 1947, Astenio é filho de Antonio Fernandes de Medeiros e Anna de Almeida Cesar Fernandes. É casado com a médica oftalmologista, e professora, Yone Maria Rocha Cesar Fernandes. Pai de Mariana Rocha Fernandes de Carvalho, Arthur Rocha Cesar Fernandes e Bruno Rocha Cesar Fernandes, é avô de Lara Fernandes de Carvalho e Lucas Fernandes de Carvalho.

          Sua formação, Astenio Fernandes contempla estudos secundários no Colégio Estadual Liceu do Ceará em Fortaleza; graduação em Medicina na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa/PB; residência médica e especialização (em oftalmologia) no Hospital São Geraldo - Serviço do professor Hilton Rocha - em Belo Horizonte/MG. Na Universidade Federal de Minas Gerais concluiu também tese de doutorado em Medicina, aprovada com nota máxima, em 1980. No hospital Hôtel-Dieu de Paris da Université Pierre et Marie Curie de Paris realizou pós-doutorado - sob orientação do professor Yves Pouliquen - no período de 1990 a 1991. Coordenando o Programa de Intercâmbio Internacional Brasil/França, celebrado pelo MEC e envolvendo o Hospital Lauro Wanderley (Brasil) e o Centro Hospitalar Universitário de Nice (França), estagiou no Hôpital Pasteur da Université Sophia Antipolis, em Nice/França, em 1998.

          Na Universidade Federal da Paraíba foi professor da disciplina oftalmologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Cursos de graduação e residência médica credenciada pelo MEC. No Centro de Ciências da Saúde foi fundador, coordenador adjunto e professor de didática, do Programa de Doutorado em Ciências da Saúde. Durante a atividade docente, idealizou e criou o Centro de Referência Oftalmológica (CEROF) e o Programa de Residência Médica, sendo coordenador de ambos, de 2002 a 2005. Na UFPB desempenhou outras atividades: membro do Comitê Local do PIBIC-CNPq, de 1998 a 1999; presidente do Conselho Curador da Fundação José Américo (por três períodos administrativos) e membro titular do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) de 1999 a 2001; Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão do Hospital Lauro Wanderley de 1996 a 2005.

          Docente, participou de bancas examinadoras de monografias de mestrado e teses de doutorado e orientou monografias de mestrado e outras pesquisas acadêmicas, nas Universidades Federais da Paraíba e Minas Gerais, nas áreas de Medicina, Engenharia de Produção e Enfermagem. Foi ainda palestrante, coordenador e debatedor, em mais de noventa Cursos, Seminários e Congressos, no Brasil e no exterior e membro e presidente de Comissões de Concurso Público para seleções de docentes e de médicos oftalmologistas de Hospitais Universitários.

          José Rafael de Menezes, prefaciando o seu livro inaugural em poesia (“Âkâsha – poemas”), afirmou: “Hoje, o convite de Astenio Cesar Fernandes me distingue e reconfirma as afinidades que cultivo com esse magnânimo poeta, cuja familiaridade com meu amigo José Américo de Almeida vem selar ainda mais a admiração que nutro pela sua pessoa (...). Astenio apresenta-nos versos livres, mas também ousa com sucesso a difícil técnica do soneto (...). Outra vertente por onde percorre o poeta Astenio é a liberdade. Foi assim que eu li Âkâsha. É isso que penso sobre sua significante obra”.  Acerca deste livro, disse ainda, em “TESSITURAS”, a crítica literária e professora, Elizabeth Marinheiro: “Sou mesmo fissurada em livros. Daí porque recomendo a leitura de Âkâsha da autoria de Astenio Fernandes”.

 

          Em sua trajetória cultural, Astenio Fernandes apresenta outros títulos: membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Rio Grande do Norte; membro efetivo da Academia Paraibana de Filosofia; presidente do Comitê Diretor da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC – Estado da Paraíba, de 1988 a 1989; presidente do Comitê Diretor da Associação de Cultura Franco-Brasileira, Aliança Francesa de João Pessoa, de 1996 a 1999; vice-presidente da União Brasileira de Escritores, Seccional/Paraíba, em 2007. 

 

OBRAS

 CIENTÍFICAS

·         “Ceratoplastia perfurante - a quente – pós queimadura química” (tese, doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, 1980).

·          “Le devenir de greffons transfixiants silicodesséchés dans la perfurations cornéenne (memoire, pós-doutorado, Université Pierre et Marie Curie de Paris 1991).

·               “Retinoblastoma trilateral”, tipo especial de retinoblastoma - tumor maligno originário de células da retina – publicado no J Fr Ophtalmol. 1994; 17 (11): 674-8; publicação que o incluiu no ranking dos cientistas mais consultados do mundo - IRC 2005, Centro de Ciências da Saúde da UFPB baseado no Institute of Science Information, Thomson, EUA.

·         “Transplante de Córnea Opção Terapêutica na Reabilitação Visual”; Revista Unidade Médica 1985.

·         “Aspectos da Problemática da Cegueira em Nosso Meio”; Revista Unidade Médica, 1985.

·         “Carcinoma Basocelular Metastático com infiltração Perineural”; Revista Brasileira de Cirurgia 1985.

·         “Drusas de nervo óptico associadas à membrana vascular coroideana macular”; Revista Brasileira de Oftalmologia, dezembro de 1996.

·         “Evaluation of environmental work conditions of video display terminals Workstation”; ANAIS The 4th Pan Pacific Conference on Occupational Ergonomics, 1996.

·         “Profilaxia da endoftalmite em cirurgia de catarata”; Oftalmologia em Foco 1998.

·         Noções Básicas de Oftalmologia, livro (SEDEC MGACUNHA), 1992..

·   Comportamento dos Transplantes Penetrantes Sílico-Desidratados na Perfuração de Córnea – Estudo Histológico e Ultraestrutural. Série Teatro dos Olhos. Edição bilíngue CRM/PB, Editora Idéia, 2014.

 

 

 

            LITERÁRIAS

         Livros

 

 

·         Em tarde de autógrafos - discursos (Ed. Idéia), 1996.

 

 

·         Discurso Memorial – pegadas acadêmicas e outros rastos (F&A), 2005.

 

 

·         Âkâsha – poemas (UNIPÊ Editora), 2007.

 

 

·         Memorial da palavra – Discursos, apresentações & Crônicas (UNIPÊ Editora), 2007.

 

 

·         Imortalidade é liberdade – Discursos (Ed. Idéia), 2010.

 

 

·         Poesia do Brasil, vol. 11. ANTOLOGIA POÉTICA (Grafite Edit), 2010.

 

  

·         Poesia do Brasil, vol. 13. ANTOLOGIA POÉTICA (Grafite Edit), 2012.

 

 

·         “Augusto dos Anjos: Além da Linguagem”, em AUGUSTO DOS ANJOS A HETEROGENEIDADE DO EU SINGULAR – colaborador, (Mídia Gráfica  Edit), 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          DISCURSOS

·         ·    Representando (por concurso) os formandos dos Cursos de todas as Áreas da Universidade Federal da Paraíba, em dezembro de 1975.

·         ·   Representando o corpo docente, em Assembleia Universitária da Universidade Federal da Paraíba, na solenidade de outorga do título de Professor Honoris Causaao Dr. Hilton Rocha, em 1986.

·         ·   “L’organization administrative e du functionnement d’um établissement hospitaler au Bresil”. No Centro Hospitalar Universitário de Nice/França, em 1997.

·          ·   No Senado Federal (auditório Petrônio Portela). “Epidemiologia das causas de deficiência visual e cegueira” - Primeiro Fórum de Saúde Ocular, em 2001.

·         ·   Representando o corpo docente, em Assembleia Universitária da Universidade Federal da Paraíba na solenidade de outorga do título de Professor Honoris Causaao Dr. Marcos Ávila, em 2002.

·         ·   No lançamento do livro “Discurso Memorial – pegadas acadêmicas e outros rastos”, em dezembro de 2005.

·         ·   Representando os empossados na Academia de Letras e Artes do Nordeste, ALANE, em 2006. 

·         ·   No lançamento dos livros “Âkâsha - poemas” e “Memorial da Palavra - Discursos, apresentações & Crônicas”, em dezembro de 2007.

·         ·   “Simplesmente Ronaldo”. Em homenagem póstuma ao imortal Ronaldo Cunha Lima - na Academia Paraibana de Letras - em 10 de setembro de 2012.

·         ·   “Honras a um amante da palavra”. Saudação ao Acadêmico Marcos Cavalcanti, em sua posse na Cadeira 17 da Academia Paraibana de Letras, em 28 de fevereiro de 2013.

                              HONRARIAS

·         ·   Patente de Grande Inspetor Geral Grau 33, Supremo Conselho Maçônico do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, 1980.

·         ·   Medalha e Diploma de Amigo da Marinha (concedidos pela Marinha do Brasil), 1988.

·         ·   Título de Cidadão de João Pessoa – Câmara Municipal de João Pessoa/PB, 1989.

·         ·   Medalha da Inconfidência – GLMG, Minas Gerais, 1989.

·         ·   Medalha do Mérito Educacional e Cultural - Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB, 1992.

·         ·   Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro (concedido pelo Comando Militar do Nordeste), 1996.

·         ·   Medalha de Honra ao Mérito, do Centre Hospitalier Universitaire de Nice, France,1997.

·         ·   Paraninfo dos concluintes do Curso de Medicina período 98.2, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, 1998.

·         ·   Diploma de Preito de Reconhecimento e Gratidão pelos serviços prestados ao Hospital de Guarnição de João Pessoa, e como amigo do referido hospital, 1998.

·         ·   Membro Benemérito da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, 1979.

·         ·   Homenagem especial de agradecimento da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, por serviços prestados ao Programa de Alfabetização Solidária, 2000.

·         ·   Certificado de reconhecimento e agradecimento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2002.

·         ·   Distinção: ministrante da “Aula da Saudade” dos concluintes do Curso de Medicina, da UFPB, 2002.

·         ·   Moção de elogio: do Conselho do Centro de Ciências da Saúde, pelo desempenho e dedicação frente à Coordenação da Residência Médica em Oftalmologia, 2004.

·         ·   Inclusão em “Personalidade Destaque da Paraíba”, no livro “ASSIM EU DISSE”, do memorialista Itapuan Botto Targino (Edit. Ideia), 2005.

·         ·   Inclusão no ranking dos cientistas mais consultados do mundo - IRC 2005, Centro de Ciências da Saúde da UFPB baseado no Institute of Science Information, Thomson, EUA.

·         ·   Medalha Epitácio Pessoa - concedida pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, 2006.

·         ·   Diploma de Colaborador Emérito da Universidade Federal de Ouro Preto/MG, 2006.

·         ·   CERTIFICATE OF APRECIATION – INTERNACIONAL LIONS CLUBS – COMO RECONHECIMENTO E DISTINÇÃO, 2007.

·         ·   Votos de aplausos da Assembleia Legislativa da Paraíba, pelo lançamento dos livros “Âkâsha - poemas” e “Memorial da Palavra - Discursos, apresentações & Crônicas”, 2008.

·         ·   Moção de aplauso da Câmara Municipal de Princesa Izabel pela palestra “A importância histórica de Princesa Izabel”, proferida em sessão especial de 27/03/2009, outorgada em 02/04/2009.

·         ·   Medalha “Professor Felipe Tiago Gomes” – CNEC – 2009.

·         ·   Título de professor emérito da Universidade Federal da Paraíba, 2009.

·         ·   Medalha do Mérito Cultural da Fundação Casa de José Américo, 2009.

·         ·   Medalha AUGUSTO DOS ANJOS, mérito cultural, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, 2009. 

 

                                                             J. Pessoa, 30 de abril de 2015.