Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 36 - (1º SUCESSOR) EURIVALDO CALDAS TAVARES (Co.)

EURIVALDO Caldas TAVARES: Nasceu no dia 29 de abril de 1921, filho do Dr. Eurípedes da Costa e de D. Maria das Dores Caldas Tavares. Estudou no Grupo Escolar Thomaz Mindelo e no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, cursando, aí, o ginasial e o colegial. Na Universidade Católica do Recife, revalidou o seu curso de Filosofia, o que lhe deu o direito de lecionar em cursos superiores, ingressou, então, como professor, no Instituto Paraibano de Educação (IPÊ), atual UNIPÊ. Já era professor do curso médio, lecionando Latim, Religião e Língua Francesa em colégios de Campina Grande, Sapé e João Pessoa; possui os cursos de aperfeiçoamento, em: Professor de Ensino Secundário (CADES), pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1959; Relações Públicas e Humanas; Estatística, pelo IBGE; Problemas de Administração e Contabilidade; Segurança e Desenvolvimento (ADESG); Curso de Extensão Universitária para formação de Professor de Estudos de Problemas Brasileiros pela UFPB., 1973. Professor-fundador do Colégio Comercial Dr. Corálio Soares, de Sapé; Vice-diretor do Colégio Diocesano Pio XI, de Campina Grande; Secretário de Educação da Prefeitura de João Pessoa; Diretor da Escola Regimental da Polícia Militar da Paraíba; Professor Adjunto, por concurso, da UFPB.

Como sacerdote, exerceu as funções de: Capelão do Colégio Diocesano Pio XI, de Campina Grande; Capelão do Hospital Regional Dr. Sá Andrade, de Sapé; pároco da cidade de Sapé; pároco da Igreja de Nossa senhora de Fátima, João Pessoa; Capelão do Hospital Napoleão Laureano, João Pessoa; Capelão da Penitenciária Modelo, João Pessoa; Capelão do Externato Santa Dorotéia, João Pessoa; Major-Capelão da Polícia Militar da Paraíba; Capelão interino do Iº Grupamento de Engenharia e Construção da Paraíba; Capelão da Santa Casa de Misericórdia.Atualmente, aposentado, continua celebrando missa em um oratório privado em sua residência, dedicado a Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças. Descendente de católicos convictos, o Cônego Eurivaldo Tavares tem demonstrado, no exercício eclesiástico, abnegação e dignidade, conquistando a simpatia dos paroquianos e da sociedade em geral, tendo sido, por sua atuação, agraciado com diversas honrarias, destacando-se: Cidadão Honorário da cidade de Sapé; Patrono da Biblioteca Paroquial de Sapé; Cônego Honorário do Cabido Metropolitano da Paraíba. Recebeu as distinções: Medalha e diploma de Amigo da Marinha, pelo 3º Distrito Naval Brasileiro; diploma de Colaborador Emérito da Polícia Militar da Paraíba e do Exército; diploma e medalha de O Pacificador, conferidos pelo Ministério do Exército; medalha e diploma do Mérito Universitário, do IPÊ, recebeu o título de Monsenhor. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; assumiu a sua Cadeira na Academia Paraibana de Letras, em 05 de março de 1980, sendo recepcionado pelo acadêmico De Castro e Silva. È colaborador das Revistas do IHGP e da Academia Paraibana de Letras.

Bibliografia: Subsídios para a história de Mari(ex-Araçá), João Pessoa: Teone, 1953; O Seminário Arquidiocesano da Paraíba e o Jubileu de diamante de fundação, A União, 1954; Qualidades naturais e virtudes morais e cívicas do militar, Oficinas gráficas d da ETFPB, 1970; 140 anos a serviço da nossa segurança, A União, 1971; Bases filosóficas do ensino de Moral e Cívica, GRAFISA, 1971; Perfil biográfico de D. Moisés Coelho, INTERPLAN, 1971; 70 anos do InstitutoHistórico e Geográfico Paraibano, A União, 1975;Duas vidas a serviço da Paraíba, A União, 1976; Deus, Pátria e Família, A União, 1977; Soldado paraibano, orgulhodo grande presidente, A União;Implicações da axiologia no estado de moral e cívica, A União, 1978; Subsídios para o estudo de problemas brasileiros, A União, 1980; Legendas que se entrelaçam, A União, 1980; Subsídios para o estudo deproblemas brasileiros, 2ª ed. UFPB; 1981; Tavares Cavalcanti, o romanoantigo, GRAFISA, 1981; Século e meio de bravura e heroísmo, A União, 1982; MathiasFreire-padre, poeta, arcanjo e passarinho, GRAFISA, 1982; Monsenhor Anísiocultor da ciência divina e da ciência humana, GRAFISA, 1983; Subsídios para oestudo de problemas brasileiros, 3ª ed. 1983; Cônego João de Deus - o amigo, o padree o poeta,GRAFISA, 1985; Itinerário da Paraíba Católica, GRAFSET, 1985; Diógenes Caldas – um missionário do bem comum, Gráfica Progresso Ltda, 1986; Retrato nobre – traços biográficos de Eurípedes Tavares, UNIGRAF, 1989; Monsenhor Tibúrcio – um apóstolo e formador de apóstolos, UNIGRAF, 1990; recentemente, lançou a 2ª edição, ampliada de Perfil biográfico de D. Moisés Coelho.

REFREÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Arquivo da APL.

Informação prestada pelo acadêmico, em janeiro/2002.