Buscar

Academicos Atuais

Usuários Online

Nº 40 - (PATRONO) CÂNDIDO FIRMINO MELLO LEITÃO

Cândido Firmino MELLO LEITÃO: Nasceu em 17 de julho de 1886, na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba e faleceu em 15 de dezembro de 1948; filho do Coronel Cândido Firmino de Mello Leitão e D. Jacunda de Mello Leitão. Iniciou os estudos em Campina Grande, no Grêmio de Instrução Campinagrandense, tendo sido um dos oradores desse Grêmio, em sua inauguração. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do rio de Janeiro, defendendo tese de doutorado com o trabalho intitulado Da polistease visceral.

Formado, continuou no Rio de Janeiro, colaborando, como interno, na Clínica Propedêutica da Faculdade de Medicina, integrando a equipe do Dr. Miguel Couto; em 1919, assumiu a função de Inspetor Sanitário da Diretoria Geral da Saúde Pública, passando a dedicar-se à Pediatria, iniciou, então, a publicação de vários trabalhos sobre as doenças infantis.

Interessou-se pela Zoologia, Ciência pela qual dedicou-se integralmente; através de concurso público ingressou, como professor, na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária; lecionou, também, na Escola Normal de Niterói e na Escola Normal do Rio de Janeiro. Era membro da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Entomalógica do Brasil e da Entomalógica da França; participou, como representante do Brasil, nos Congressos de Ornitologia de Copenhague, 1926; Congresso Internacional de Entomalogia, em Madri, 1935; Congresso Internacional de Zoologia, em Lisboa, 1935; Congresso de Ciências Naturais, na Argentina, 1937. Classificou os Aracnídeos dos museus da Basiléia, Suíça, Barcelona, Espanha; Buenos Aires e La Plata; classificou, também, os Proscopidas dos museus de Santiago; La Plata e Buenos Aires. Em revistas americanas e em Broteria, de Portugal, publicou os estudos: A mortalidade infantil no Rio de Janeiro, 1912; Pressão arterial dainfância. ; Escreveu, em colaboração com A.J. Sampaio, professor de Botânica do Museu Nacional, Hortos didáticos e sua organização. Em 1924, editou um Compêndio de Botânica.

Mello Leitão era professor, Polígrafo, Geógrafo, Biogeógrafo, Ecologista, Zoogeógrafo, Sistemata, Botânico, Sociólogo, Conferencista, cultor das belas artes e poeta.Além dos trabalhos já citados, publicou: A vida maravilhosa dos animais; A vida na selva; Noções de Biologia Geral; O Brasil visto pelos ingleses; Zoo-Geografia do Brasil; Dicionário de Biologia; Esboço crítico das classificações zoológicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALMEIDA. Horácio de.Contribuição para uma bibliografia paraibana. Rio: 1972.

Revista da Academia Paraibana de Letras, vol. 05, João Pessoa: 1949.

XAVIER, Lauro Pires. Discurso de Posse, João Pessoa: 1972.