Pedra do Ingá

Pedra do Ingá

A Pedra do Ingá é um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo. Além de ser um dos mais intrigantes e enigmáticos monumentos rupestres existentes no planeta.

Trata-se de uma formação rochosa em gnaisse que cobre uma área de cerca de 250 m². No seu conjunto principal, um paredão vertical de 46 metros de comprimento por 3,8 metros de altura, e nas áreas adjacentes, há inscrições cujos significados são desconhecidos. Neste conjunto estão talhadas em baixo relevo, figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion

Localiza-se no município de Ingá, na Mesorregião do Agreste Paraibano. A 87 Kms de João Pessoa e 38 Kms de Campina Grande. O acesso ao município dá-se pela BR 230, onde há uma entrada para a PB 90, na qual após percorrer 4,5 Kms, chega-se ao núcleo urbano da cidade. Atravessando a avenida principal da cidade, percorre-se mais 5 Kms, por estrada asfaltada, até se chegar ao Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá, onde há um prédio de apoio aos visitantes, com banheiros e instalações de um museu de História Natural, com váriosfósseis e utensílios líticos, que foram encontrados na região onde hoje fica a cidade.

O Sítio Arqueológico está numa área outrora privada, que foi doada ao Governo Federal brasileiro e posteriormente tombada  comoMonumento Nacional pelo extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN) a 30 de novembro de 1944.
 
Fonte Wikipedia
Fonte da Imagem  www.patrimoniodetodos.gov.br