Academia Paraibana de Letras

05 - Oswaldo trigueiro do Valle

Cadeira nº 5

Patrono: Alcides Bezerra

Fundador: Osias Gomes

Oscar de Oliveira Castro

Oswaldo Trigueiro do Valle nasceu no dia 10 de outubro de 1935 no município de Cruz do Espírito Santo, Paraíba, filho de Demétrio Bezerra do Valle e Anna Trigueiro do Valle. É casado com D. Lia Trindade do Valle e tem três filhos: Anna Margarida, Mônica e Oswaldo Filho. Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais, Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1967), tem ainda os cursos de Microeconomia pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC), 1968 e Ciências Políticas pela Fundação Getúlio Vargas (RJ, 1980). 

Entre os cargos públicos que exerceu, destacamos: Prefeito de João Pessoa; Secretário de Administração do Estado; Secretário substituto do Planejamento e Coordenação Geral do Estado da Paraíba; Professor de Teoria de Administração da UFPB; Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq); Assessor Especial da Fundação Getúlio Vargas; Presidente do Conselho Deliberativo do IPEP; membro do Conselho Superior de Informática do Estado da Paraíba – CONSIPI/CODATA; Presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPEP); Superintendente da Caixa de Crédito da Pesca, 1957; Professor de Administração do Curso de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco e da Fundação Regional do Nordeste (FURNE-Campina Grande). Atualmente é professor-diretor da Faculdade de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).  Oswaldo Trigueiro do Valle ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 4 de agosto de 1984; recebeu a Comenda do Mérito Cultural “José Maria dos Santos”, concedida pela entidade.  Trabalhos publicados: Autarquias Administrativas; Administração Pública Comparada; O Supremo Tribunal Federal e a Instabilidade Política; O General Dutra e a Redemocratização de 45. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MAIA, Benedito: Prefeitos de João Pessoa. João Pessoa, 1985.

GUIMARÃES, Luiz Hugo. História do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Tomo II. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB, 2005, 200 p. Fonte IGHP