Academia Paraibana de Letras

23 - Maria de Fátima Moraes Bezerra Calvalcanti

 

Cadeira nº 23





Juíza na comarca de Pilões, aprovada no 43º Concurso de Juiz de Direito, em 1º lugar
Fátima Bezerra Cavalcanti é autora do livro “Guiadas pela justiça, movidas pela fé”, (Editora Forma). além de outras obras – “PorA acadêmica, escritora e desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, nasceu em João Pessoa, filha de Maria Alice Moraes Bezerra e Cavalcanti e Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti. Viúva do senador José Targino Maranhão e mãe de Maria Alice Bezerra Cavalcanti Maranhão e Leônidas Bezerra Cavalcanti Targino Maranhão. Foi a primeira mulher a ser empossada como desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba, tendo sido a primeira também a ser presidente do TJPB.

Na Academia Paraibana de Letras, Fátima Bezerra ocupar a Cadeira 23, cujo patrono é o jornalista Theodomiro Ferreira Neves Júnior, que nasceu na antiga Parayba em 1875. O último a ocupar a Cadeira 23 foi o desembargador Paulo Gadelha.

Fez o curso de Direito, na Universidade Federal da Paraíba, concluído em 27/12/1978 e tem Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Sua área de especialização é Direito Processual Civil. Antes de ingressar na magistratura, foi advogada entre 1979 e 1984, no escritório do seu genitor, Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti. Ingressou na magistratura em 13 de julho de 1984, com uma Magistratura Independente” (27/07/1981), “Pelos Caminhos da Justiça – Discursos Selecionados (2013), Editora Grafset LTDA, “Justiça Além dos Autos”, publicação da Corregedoria do CNJ – “Ministra Nancy Andrighi”, sob sua coordenação, “História da Comarca da Capital (João Pessoa), edições do TJPB, biênio 2015-2016, coleção “Comarcas Paraibanas” (2016) e “Esma – 33 anos de disseminação do saber jurídico, edições do TJPB (2017). Seus acórdãos tem sido publicados como obras jurídicas com cunho literário.