Academia Paraibana de Letras

34 - Humberto Cavalcanti de Mello

Cadeira nº 34

Patrono: Antônio Joaquim Pereira da Silva

Fundador: Alcides Vieira Carneiro

Sucessores:

João Lyra Filho

Humberto Cavalcanti Mello

Nasceu em João Pessoa, em 28 de setembro de 1934; filho de José Batista de Mello e D. Maria Deolinda Cavalcanti. É casado com a senhora Paola Frassinete com quem teve cinco filhos: Carmem, Etienete. José Batista Neto, Humberto Junior e Luciana Maria.Estudou em João Pessoa, no Grupo Escolar Thomaz Mindello, Colégio Diocesano Pio X e no Lyceu Paraibano; bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Aposentado como Juiz de Direito e professor universitário, mantém seu escritório de advocacia, dividindo as atividades de advogado e a pesquisa histórica, colaborando, sempre, nos jornais da capital, escrevendo preferencialmente sobre temas relacionados à história da Paraíba.

 É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande e do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; sócio das Academias de Letras Municipais do Brasil-secção Paraíba; Sócio correspondente da Academia de Letras de Campina Grande e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Ingressou na Academia Paraibana de Letras em 12 de setembro de 1990, recepcionado pelo acadêmico e historiador José Octávio de Arruda Mello.

Trabalhos publicados: João Pessoa-perfil de um homem público, 1978; Trajetória política de Epitácio Pessoa, 1979; A administração do Presidente João Pessoa, In: João Pessoa, a Paraíba e a Revolução de 30, 1979; Instituições da Paraíba Colonial, In: Paraíba – das origens  urbanização, 1989.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Arquivo da APL