Academia Paraibana de Letras

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MULHERES NO UNIVERSO LITERÁRIO BRASILEIRO

A primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras foi a tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira Rachel de Queiroz, ocupando a Cadeira nº 5, eleita em 4 de agosto de 1977, na sucessão do Imortal Candido Motta Filho e recebida pelo Acadêmico Adonias Filho, em sua posse no dia 4 de novembro do ano retro, integrando assim o universo literário brasileiro. Em 1993 foi também a primeira a ser galardoada com o Prêmio Camões. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, ocasião do Centenário da Instituição.

Na Paraíba, a Professora e Crítica Literária Elizabeth Figueiredo Marinheiro, fez-se pioneira nos quadros da Academia Paraibana de Letras (APL), ocupando a cadeira nº 20, em 2 de maio de 1980, sucedendo o Acadêmico Luiz Gonzaga de Oliveira (Cônego Luiz Gonzaga) sendo na ocasião recepcionada pelo Acadêmico Mário Moacyr Porto.

Doravante, a presença feminina na APL foi-se progredindo com as Acadêmicas (Adylla Rocha Rabello(in memoriam),Ângela Bezerra de Castro, Mariana Cantalice Soares(in memoriam),Maria Mercedes Ribeiro Pessoa Cavalcanti (Pepita), Maria das Graças Madruga Paiva Santiago, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcantie a recentemente eleitaMaria do Socorro Silva de Aragão, totalizando 08 mulheres integrantes desta Casa Literária.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *