Academia Paraibana de Letras

12 – Abelardo Jurema Filho

Ocupação: Jornalista e advogado

Eleito: 06/11/2015

Posse: 22/01/2016

Saudação: José Mário da Silva Branco

Patrono: João Coelho Gonçalves Lisbôa (1859-1918)

Fundador: Luiz Teixeira de Menezes Pinto (1904-1977)

1º Sucessor: Wilson Lustosa Cabral (1916-1979)

2º Sucessor: Wellington Hermes Vasconcelos de Aguiar (1935-2014)

1. BIOGRAFIA

Jornalista e advogado, Abelardo Jurema Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1952, onde, aos 20 anos, foi repórter estagiário no Jornal do Brasil. Em 1975, fixou-se em João Pessoa, na Paraíba, onde iniciou as suas atividades na Imprensa paraibana como redator do jornal O Norte, órgão dos Diários Associados. Em seguida, estreou   como colunista do Semanário O Momento, percorrendo todos os principais veículos de comunicação do Estado.  Filho de Abelardo de Araújo Jurema, ministro da Justiça do Governo João Goulart, é autor do livro Cesário Alvim 27 – Histórias do Filho de um Exilado, relançado em 2021, em segunda edição, pela Universidade Federal da Paraíba. É casado, desde 1977, com Maria Lucia Bezerra Jurema, com quem possui três filhos e quatro netos. Responsável, há 45 anos, pela coluna Abelardo Jurema, que hoje é veiculada em sua versão online em todas as plataformas digitais, além disso, Abelardo Jurema é empresário, publicitário, promotor de eventos e apresentador de televisão, responsável pelo programa Vanguarda, exibido diariamente na TV Master, de João Pessoa.

Atualmente tem no prelo o livro A Casa das Letras, editado pela Forma Editorial, pelo jornalista Juca Pontes, em fase de impressão.  Foi um dos fundadores e ex-presidente, por dois mandatos, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo na Paraíba (Abrajet-PB) e é diretor-presidente da Abelardo.com – Comunicação & Marketing, responsável pelo  portal www.abelardo.com.br. Formado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (turma de 1977), possui curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra-PB. No setor público é Defensor Público aposentado e foi Diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia Legislativa da Paraíba, diretor de marketing da PB-Tur, Empresa Paraibana de Turismo, e Coordenador de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado.  Foi vereador em João Pessoa, no período de 1982 a 1986, foi um dos fundadores e dirigentes da TV O Norte, de João Pessoa, na qualidade de Diretor Superintendente. Possui os títulos de Cidadão Pessoense, conferido pela Câmara Municipal; Cidadão Paraibano, pela Assembleia Legislativa; Medalha JK, conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Epitácio Pessoa, entre outras medalhas e comendas de diversas entidades e instituições da Paraíba. 

2. BIBLIOGRAFIA

 

Autor de cinco livros publicados Paraíba Feminina (1993), Paraíba Masculina (1997) e Paraíba, Sim Senhor (2001, Textoarte editora), Cesário Alvim 27 – Histórias do Filho de um Exilado (2010, Editora Universitária – UFPB) e Na Janela da Cidade (crônicas – Forma Editorial).