Academia Paraibana de Letras

31 – Ângela Bezerra de Casto

ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS

Perfil de Ângela Bezerra de Castro

Cadeira 31

 

Ângela Bezerra de Castro nasceu na cidade de Bananeiras, em 1º de outubro de 1942. Formou-se em Ciências
Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, na turma de 1966. Também se licenciou em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Paraíba, em 1970. Posteriormente, especializou-se em educação, pelo Centro de Estudos de Pessoal, no Rio de Janeiro, e concluiu mestrado em Letras pelo Pontifícia
Universidade Católica, em 1976. Defendeu seu doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no ano de 1982.

No exercício do magistério, lecionou português e literatura brasileira no Colégio Estadual, no Instituto de Educação
da Paraíba, na Escola Técnica Federal da Paraíba. Foi nomeada Superintendente da Escola de Serviços Público do Estado da Paraíba e membro do Conselho Estadual de Cultura.

Como escritora, Ângela Bezerra publicou: Releitura de A Bagaceira: uma aprendizagem de desaprender (1987);
Coletânea de Autores Paraibanos (1989); José Lins do Rego – Fortuna Crítica (1990), Um Certo Modo de Ler (2008). Nas comemorações de seus oitenta anos brindou a todos com o livro Ao Sabor do Diálogo. Por sua qualidade literária, ganhou o prêmio José Américo de Literatura, em 1987, no Centenário de José Américo de Almeida; a medalha Augusto dos Anjos, outorgada pelo Governo do Estado, em 1985; e a comenda do Mérito de Serviço Literário da Academia Paraibana de Letras, e1966. Ingressou na Academia Paraibana de Letras em 1º de outubro de 1999.