APL conclui Projeto "A Arte de Educar"
O projeto A Arte de Educar: Uma viagem pelo Universo da Literatura Paraibana desenvolvido pela Academia Paraibana de Letras através de convênio com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) durante o ano de 2024, contou com plano de trabalho extenso e diversificado, tendo entre suas metas a execução de oficinas para estudantes e formações docentes, pelas quais foram alcançados 900 alunos e 200 professores da Rede Pública Estadual de Ensino, da capital de João Pessoa. Além disso, era objetivo do projeto, também, a repaginação do site da Academia Paraibana de Letras, a formalização e contratação de estagiário, em nível de graduação na área de Letras ou História, para condução dos turistas e demais visitantes ao museu da APL. Vale destacar de antemão, que ambas as metas foram alcançadas e os serviços prestados pela APL aos professores, alunos, escolas e visitantes mostraram-se de excelente valor!
A partir de dezembro de 2023, a gestão da APL, por meio de seu Presidente, Severino Ramalho Leite, e a secretária ad hoc, Tânia Maria da Silva, junto à coordenadora do projeto, Janaína Camilo, começaram as atividades, selecionando profissionais qualificados, bem como acadêmicos da própria instituição, para execução do projeto. Ainda no início de ano de 2024, foram selecionadas as escolas estaduais, que participariam do projeto, tendo sido escolhidas as seguintes escolas: ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, ECI Liceu Paraibano, ETEATEC Juca Pontes, ECI Profª Luzia Simões Bartollini e ECI Professor Paulo Freire.
As formações foram ministradas nas dependências da APL, no auditório Celso Furtado, e também na ECI Lyceu Paraibano, pelos acadêmicos Manoel Hélder de Moura Dantas, Hildeberto Barbosa Filho e Milton Marques Júnior, ocupantes das cadeiras nº 26, 06 e 40, respectivamente. O acadêmico Hildeberto Barbosa optou por ministrar o curso “Racismo e Literatura”, realizado em 19/04/2024 e 04/09/2024, enquanto o acadêmico Helder Moura ministrou o curso “Inteligência Artificial”, em 26/04/2024 e 28/08/2024. Ambos ofertados aos professores das escolas já destacadas anteriormente. O acadêmico Milton Marques, em vias de celebração do aniversário de morte do maior poeta paraibano, Augusto dos Anjos, ofertou o “Curso sobre Augusto dos Anjos”, voltado aos professores da rede pública de ensino, o curso ocorreu aos sábados, de 09/11/2024 a 07/12/2024.
No que se refere às oficinas realizadas nas escolas, optou-se por três temas, que foram conduzidos em todas as escolas por profissionais contratados, sendo eles: Sileno Siqueira Bayde Filho, que ministrou a oficina intitulada “A fotografia como meio de preservação do patrimônio histórico e cultural”; Nadja Claudinale da Costa Claudino, que ministrou a oficina “As representações femininas na literatura de cordel”; e Aline Vieira Fernandes, que ministrou a oficina “Mulheres, Imagens e Narrativas: o uso do cinema e da literatura como fontes para o ensino das disciplinas das Ciências Humanas”.
Em ambas as oficinas, os alunos participaram ativamente das atividades, ora produzindo textos, ora fotografias, ora poesias, de modo a produzir algo como forma de averiguação e participação.
Ao final do projeto foi realizado o Sarau Cultural, evento que contou com a participação de estudantes e professores das escolas atendidas pela iniciativa, sendo realizado, em 22 de novembro, na ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, à Avenida Hilton Souto Maior, Mangabeira, João Pessoa – PB.
Com início às 15h, a abertura do evento foi realizado com uma mesa composta pelo Presidente da APL, Severino Ramalho Leite, pelo Presidente do IHGP, Jean Patrício da Silva, pela Profª. Drª. Janaína Camilo, coordenadora do projeto e pela gestora da escola João Gomes, Janaína Ferreira. No segundo momento, realizou-se uma exposição virtual dos momentos do projeto, na forma de um vídeo, comentado pelo jornalista José Vieira, que foi seguido por uma apresentação musical de Anna Clara Dias, finalista do The Voice Kids – Brasil. O terceiro momento foi recheado de declamações de poesias autorais, escritas e apresentadas pelos alunos da ECIT João Pereira Gomes Filho: João Arthur de Oliveira Brito; Maria Clara da Silva Pacheco; Maria Alice Queiroz Marques e Agnes Beatriz Bandeira da Conceição. Por fim, o evento contou ainda com a apresentação de um cordel, feita por Claudete Gomes.
Por último, mas não menos importante, a repaginação do site, ora utilizado como meio de divulgação das atividades, foi realizado mediante contração de profissional especializado, Designer Gráfico Renan. De igual modo, a contratação do estagiário da área de Letras, Jonathan Faustino de Jesus, para realização da visitação guiada ao museu da APL, foi feita ainda em dezembro, no início das atividades do projeto. Ambas as ações mostraram-se eficazes, tendo sido realizadas com êxito e mostrando-se agradáveis ao público. No tocante à visitação guiada, esta fora realizada para estudantes de escolas de todo o Estado, bem como de Estados vizinhos e turistas do mundo todo, que visitaram o local ao longo do ano.
Para mais informações, vide relatório ou entre em contato com a APL, atrevés do e-mail: academiadeletraspb@gmail.com.