Academia Paraibana de Letras

17- Marcos Cavalcanti de Albuquerque

Cadeira nº 17

Patrono: Antônio Alfredo da Gama e Melo

Fundador: Antônio de Aguiar Bôtto de Menezes

Sucessores:

Joacil de Brito Pereira 

 

Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) é também historiador e membro do Instituto Historico e Geográfico da Paraíba. É autor de várias obras publicadas nas áreas história, direito e espiritualidade.
De praxe, o magistrado fez um passeio ao comentar a origem da palavra “academia”, que vem do grego antigo.

“Era um nome dado à escola criada pelo filósofo Platão, em 387 a.c, junto a um jardim a Noroeste de Atenas”. Sobre o Patrono da Cadeira 17, o filósofo Antonio Alfredo da Gama e Melo, agora ocupada pelo desembargador Marcos Cavalcanti, ele falou de sua trajetória: “Fez seus estudos primários em colégios da capital e o curso secundário no Lyceu Parahybano. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela tradicional Faculdade Direito do Recife, em 1873, tendo sido contemporâneo de Castro Alves, Cardoso Vieira e Tobias Barreto”.

Marcos Cavalcanti lembrou que Gama e Melo fundou o jornal “A República”, órgão dissidente, que pregava a igualdade e a justiça social. “Na política foi vice-presidente da Província da Paraíba, no Império, nomeado por Carta Imperial de 19 de abril de 1880, governando-a de 15 de maio a 1º de junho daquele ano”.

Fonte ampb