Academia Paraibana de Letras


O estado da Paraíba tem se projetado no cenário nacional e internacional, por ser berço de grandes romancistas e poetas, entre os quais se destaca José Américo de Almeida: político e também um dos mais importantes escritores paraibanos e nacionais. Tem uma obra multifacetada que abrange do ensaio à poesia, do romance às memórias, dos discursos às crônicas. José Américo, em suas obras de ficção, usou a palavra de forma precisa e artística, nas suas variações regionais, populares e erudita, a partir do perfeito domínio da norma culta padrão. A Academia Paraibana de Letras realiza, neste 2017, a segunda edição do Seminário de Estudos Literários (SEL) a nível nacional, o que ocorre anualmente em João Pessoa, na sede da APL. Nada mais justo que se dedique sua programação em homenagem a José Américo de Almeida. O I SEL aconteceu em 2016, em homenagem a José Lins do Rego, e continuará com outros escritores nordestinos, com apresentações de Conferências, Mesas Redondas, além de Lançamento de Livros e Revistas e uma Programação Cultural.

O SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS – II SEL: “FORÇA DO REGIONALISMO LITERÁRIO EM JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA”, tem os seguintes objetivos:

– Organizar uma programação que privilegie a discussão de temas relacionados à vida e obra de José Américo de Almeida e sua influência no mundo literário;

– Propiciar, aos estudiosos da vida e obra de José Américo, a oportunidade de divulgarem e discutirem seus estudos e pesquisas.

Confira a programação abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *