Academia Paraibana de Letras

08 - Maria Mercedes Pessoa Ribeiro Cavalcanti

Cadeira nº 8

Patrono: Afonso Campos

Fundador: Hortênsio Ribeiro

Sucessores:

1º Sucessor – Adhemar Vidal

2º Sucessor – Aluízio Campos

 

Maria Mercedes Ribeiro Pessoa Cavalcanti

Maria Mercedes Ribeiro Pessoa Cavalcanti nasceu em 17 de julho de 1954. Paraibana com raízes na cultura espanhola por parte da mãe, nasceu em João Pessoa, mas divide seu tempo entre a Capital paraibana e Viña del Mar(Chile). Na infância chegou a morar também nos bairros pessoenses do Centro e de Jaguaribe. Mais tarde, já na fase adulta, Mercedes também faz contato com a cultura de outras regiões como os anos vividos no Rio de Janeiro. Lá fez especialização em Literatura Brasileira; e depois em Grenoble, França, onde cursou mestrado em Teoria da Literatura.

Já ministrou aulas de Inglês, Português, Literatura e Arte no Unipê, Funac, na rede estadual, no colégio João XXIII e em escolas de idiomas. Hoje, é professora do Departamento de Letras da UFPB.

Livros

– A Volúpia dos Anjos
Imagine se um apóstulo de Cristo, durante a Santa Seia, ao reclinar a sua cabeça sobre o ombro de Jesus, num piscar de olhos é transportado para o terceiro milênio e ao invés de estar ao lado de Jesus, está ao lado de um ator que o representa no espetáculo da ‘Paixão’ em Nova Jerusalém, em Pernambuco. Assim é o enredo de ‘A Volúpia dos Anjos’, o mais novo romance da escritora paraibana Mercedes Cavalcanti, a Pepita. A obra sai nacionalmente pelo selo da editora A Girafa. “O romance se passa mais no terceiro milênio e mantém essa tensão: pode ser delírio ou realidade. Essa questão eu não respondo e deixo em aberto para o leitor”, completa a autora.

– Presença do Conto Paraibano.

– O Ouro dos Dragões.

– O Vinho de Caná.

– Quatro Luas. Contos. Várias autoras.

– LEITE, Ascendino(Poesias) & CAVALCANTI, Mercedes.

– A Volúpia dos Anjos.

– Filhas do Sol. Crônicas. Várias autoras.

– El Manuscrito de Hannah. Romance.

– O Chamado dos Deuses.

Fonte obeabadosertao